Quando um líder espiritual se afasta das coisas de Deus, as consequências no final são devastadoras e sempre de longo alcance.
Explicando uma decisão errada
Ficamos mais vulneráveis imediatamente depois da vitória. Davi disse: - Quero saber quanta gente temos nesta terra. Em outras palavras, o motivo não declarado era o orgulho. Ele queria ver quão grande era realmente a sua terra, quão vasto o seu reino, quão impressionante o seu exército.
A vida que não tem de dar conta de si mesmo é uma vida perigosa. Se você se encontrar na situação precária de não ser contestado em sua autoridade, tenha muito cuidado. Davi tinha duas fraquezas.
- Não estava em comunhão com Deus.
- Não precisava prestar contas a ninguém ao seu redor.
Explicando um coração perturbado
Bem no fundo do homem interior de Davi havia uma lembrança perturbadora do desagrado de Deus para com a sua atitude. Quando isso acontece, estamos a caminho da cura. Davi era um homem sensível. Quando agimos mal e começamos a ver a destruição resultante do nosso pecado, não temos descanso. Uma cena trágica se segue quando Davi observa o movimento da espada de Deus por toda a terra de Israel, matando as pessoas, uma após outra. A devastação causada pelo seu ato de insensatez é praticamente insuportável.
Davi é um homem quebrantado que enfrenta o peso de sua própria iniquidade e se submete à misericórdia de Deus. Com a obediência de Davi, a peste desapareceu. A praga terminara.
Aplicação para nós hoje
- Viver sem prestar contas a ninguém é flertar com o perigo.
- Ignorar as consequências do pecado é rejeitar a verdade de Deus.
- Não levar Deus a sério é negar sua soberania.
Fonte: Davi - Um Homem Segundo o Coração de Deus (Charles Swindoll)
Nenhum comentário:
Postar um comentário