terça-feira, 10 de março de 2015

A Tentação Mais Sutil da Vida



Uma situação singular
Em meio à sua obsessão alucinada por vingança, Saul vê-se obrigado a obedecer o chamado da natureza. Ele vai então agachar-se na privacidade de uma caverna- mas aquele não era um esconderijo qualquer. Acaba de entrar exatamente na caverna onde Davi e seus homens estavam escondidos. 
Se quiser testar a carnalidade de alguém, pergunte a ele o que você deve fazer quando o inimigo está vulnerável. Anão ser que sejam homens, ou mulheres de Deus, irão recomendar que ataque sempre. 

Uma tentação sutil
Saul está ali acocorado, olhando para fora da caverna e Davi se esgueira por trás dele e silenciosamente corta um pedaço de seu manto. Em vez de vangloriar-se mais tarde do que fizera, Davi ficou perturbado. 
Essa ideia de dar um pequeno passo na estrada da tentação ou no caminho da vingança e retaliação não existe. Até mesmo um passinho nessa direção é um passo errado. 
Poucas coisas são mais contagiosas do que um estilo de vida piedoso. Nada de excesso de melindres. Nada de muita pregação. Apenas uma vida reta. Apenas integridade autêntica, profunda, sem hipocrisia. Obediência total a Deus. 
Saul termina o que tinha a fazer na caverna e sai. Davi também sai, segurando um pedaço do manto do rei na mão, e chama o rei do outro lado do abismo. Ele não só avisa o rei, seu inimigo jurado, como também se inclina perante ele. 

Uma estranha conversa
Davi estava sendo prejudicado e, quando isso acontecer com você, é necessário que declare a verdade. Você é responsável por falar a verdade ao inimigo. qualquer que seja ele. Você não pode mudá-lo, mas pode certificar-se de que le compreende os fatos com exatidão. 
Davi disse a Saul a simples verdade; contando-a à pessoa que tinha maior interesse nela. 
Gostaria de poder prometer-lhe que quando você fizer o que é certo, o seu inimigo irá rapidamente ver o erro de suas atitudes e arrepender-se delas, passando a ver corretamente as coisas; mas não posso fazer esse tipo de promessa.
Bem no fundo do seu coração, entretanto, você experimentará a satisfação que é produzida quando agimos corretamente. A sua consciência fica leve. 

Aplicação prática
  • Como o homem é depravado, espere maus tratos.
  • Desde que maltratar é inevitável, espere sentimentos de vingança.
  • Desde que o desejo de vingança é previsível, recuse-se a lutar na carne.

Vamos aprender uma lição com Davi: quando a tentação mais sutil da vida procurar atrair você, recuse-se a ceder.; Pode confiar no que digo, jamais se arrependerá de perdoar alguém que não merece ser perdoado!

Fonte: Davi - Um Homem Segundo o Coração de Deus (Charles Swindoll)

2 comentários: