terça-feira, 24 de março de 2015

O Caso da Janela Aberta



A Bíblia nunca lisonjeia os seus heróis. Todos os homens e mulheres da Escritura tem pés de barro e quando o Espírito Santo pinta um retrato de suas vidas, ele é um artista  deveras realista. Não ignora, nega, ou esquece o lado escuro. Ele pecou, mas o pecado de Davi não foi maior que o seu ou o meu; os nossos, porém, não foram registrados para todos lerem. Um ato de desobediência que mais tarde ele veio a lamentar com lágrimas amargas. 

Um pano de fundo escuro
O pecado sempre traz consequências. É por isso que temos de cuidar para não cair. Davi não caiu de repente. Ele compreendeu que a mão do Senhor estava sobre ele e que a benção de Deus era abundante. Mas havia áreas de negligência começando a cobrar seus dividendos. 
Ele aumentou o número de esposas e concubinas. Isto estava em direta contradição com os mandamentos de Deus. A sensualidade e poligamia de Davi começaram a corroer secretamente sua integridade. 
Nossos períodos mais difíceis não são aqueles em que as coisas estão complicadas. Os tempos difíceis geram indivíduos dependentes. Você não se deixa levar pelo orgulho quando depende de Deus. 

Uma cena sensual
Foi neste ponto, neste momento de vulnerabilidade e indulgência, que encontramos Davi em seu quarto elegante e mobiliado. Davi estava na cama e não na batalha. Se estivesse onde devia estar o episódio Bate-Seba não teria ocorrido. Nossas maiores batalhas geralmente não acontecem quando estamos trabalhando duro. 
Ele andou em volta do terraço da casa real. De repente, à distância, ouve alguém fazendo ruídos na água e talvez o cantarolar dessa linda mulher que mora junto ao palácio, bem à vista do seu quintal.
Se você não correr, irá cair. Quando você foge da tentação, a cobiça se afasta. Quando o desejo ardente explodiu em chamas, Deus se tornou muito distante e irreal para ele. Davi esqueceu que era um homem de Deus. 
Ele era romântico e de boa aparência, ela era solitária, bonita e se sentia lisonjeada. Ambos tiraram do encontro grande satisfação. 

Um plano em meio ao pânico
- Davi, estou grávida. Quando Davi recebeu a notícia teve de tomar uma atitude. Quando entramos em pânico, não tomamos decisões prudentes. Foi isso que aconteceu com Davi. 
Desejava que Urias passasse a noite com a esposa. Se houver uma gravidez e Urias dormir com a mulher, ninguém ficará sabendo o que Davi fez. 
Mas Urias é um soldado fiel cujo coração está com os homens no campo de batalha. Por mais que faça, não consegue pôr em prática sua estratégia de engano. Ele pode roubar a esposa do homem, mas não consegue manipulá-lo. Urias não colabora. Davi põe em ação a parte seguinte do seu plano. Manda o homem embora com sua sentença de morte na mão. 
O mensageiro do campo de batalha apresentou-se ao rei e Davi ficou à espera de uma declaração, com o coração batendo. Ele ouve finalmente a tão esperada notícia: "também morreu teu servo, Urias, o Heteu".
O triste e sombrio capítulo da queda de Davi chega então ao fim. Ou não? Noites insones, doença física, febre, lembranças medonhas, perda de peso, miséria total. Pior ainda: a sensação de estar terrivelmente só. 

Fonte: Davi - Um Homem Segundo o Coração de Deus (Charles Swindoll)

Nenhum comentário:

Postar um comentário