A caverna: como tudo aconteceu
Você pode sentir a solidão desse lugar tão desolado? Pode sentir o desespero de Davi? As profundezes em que sua alma desceu? Não há meios de fugir. Nada restou. Nada.
Em meio a tudo isso, Davi não perdeu Deus de vista. Ele clama ao Senhor para livrá-lo.
O desafio: o que estava envolvido
Quando o Deus soberano nos reduz a nada, é para redirecionar nossa vida e não para extingui-la. Davi não anuncia suas necessidades, exceto a Deus. Está sozinho na caverna. E veja o que o Senhor fez. "Quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele" (1 Sm 22.1).
Algumas vezes quando você está na caverna, não quer ninguém por perto. Às vezes não consegue suportar outras pessoas. Naquele momento da sua vida, aquele morador de cavernas, Davi, não queria ninguém por perto. Davi não queria seus parentes, mas eles chegaram. Eles não eram os únicos. Todos os que se acharam em aperto se juntaram a ele. Alguns não podiam mais suportar. Davi acabou então dentro de uma caverna cheia de descontentes.
Aquela caverna não era mais o refúgio de Davi. Se tornara um campo de treinamento para os primeiros soldados que formaram o começo do exército que veio mais tarde a ser chamado de "os valentes de Davi". Davi modificou completamente a vida deles e incutiu=lhes ordem, disciplina, caráter e direção.
Davi teve de descer derrotado até o fundo do poço, quando não havia outro meio senão olhar para cima. Quando levantou os olhos, Deus estava lá, levando aquele grupo de desconhecidos até ele, até que finalmente provaram ser os homens mais corajosos de Israel.
A mudança: qual o motivo para ela?
- Porque Davi sofreu o suficiente para admitir sua necessidade.
- Ele foi suficientemente honesto para pedir ajuda.
- Ele teve humildade suficiente para aprender de Deus.
A filosofia de que a vida cristã não passa de uma nuvem orlada de prata após outra, sempre no alto, me esgota. Nada disso. Algumas vezes a vida cristã inclui uma caverna funda e sombria. A conversão de uma alma é o milagre de um momento, mas a preparação de um santo dura a vida inteira.
Para onde você se volta quando seu mundo desmorona? Você precisa de um refúgio. Alguém que ouça. Que compreenda. Você precisa de uma caverna para se esconder. Mas para quem se volta quando não há ninguém para quem contar suas dificuldades? Onde encontra coragem?
- Precisamos de uma refúgio porque estamos aflitos e sofrendo.
- Necessitamos de um refúgio porque somos pecadores e a culpa nos acusa.
- Necessitamos de um refúgio porque estamos cercados de adversários e as incompreensões nos atacam.
Você não está conseguindo encontrar um? Por que não compartilhar do abrigo de Davi? Aquele que ele chamou de : "minha força... minha rocha... minha fortaleza... meu baluarte... minha torre alta".
Nós o conhecemos hoje por outro nome: Jesus. Ele continua disponível, até para os moradores de cavernas, pessoas solitárias que precisam de alguém que se interesse por elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário