Manda... que teus servos... busquem um homem que saiba tocar harpa; e será que, quando o espírito maligno da parte do Senhor vier sobre ti, então ele a dedilhará, e te acharás melhor.
Disse Saul aos seus servos: buscai-me, pois, um homem que sabia tocar tocar bem, e trazei-me. (1 Samuel 16.16-17)
Registros arqueológicos, esculturas e inscrições antigas mostram que os nossos ancestrais acreditavam que a música acalmava as paixões, curava as doenças mentais e até evitava motins e tumultos. é interessante notar como Deus usa essa crença para oferecer o elo perdido que liga Davi a Saul e ao trono.
Davi é um músico hábil, homem valente, guerreiro, sabe controlar a língua, tem boa aparência e o Senhor é com ele, Um ponto importante para mim nisto tudo é que não devemos deixar de lado nada em nosso passado. Deus pode usar um desses aspectos de maneiras incríveis. você não sabe como algo ocorrido há muitos anos poderá abrir uma porta de oportunidade no futuro. Foi exatamente isso que aconteceu com Davi. Ele nem sequer conhecia Saul, mas deveria ser seus sucessor. Deus provê, então, um meio para que os dois se encontrem: a música.
O dom singular de Davi
Deus pode pegar o que parece ser a parte mais insignificante do seu passado e colocá-la exatamente no lugar certo para que esse dom e habilidade específico possa ser utilizado. Isso ocorreu com Davi. Que cena lindíssima! Saul em sua cama, ou andando pelo quarto, no auge da loucura da sua depressão, e, no canto Davi tocando harpa e talvez cantando um de seus salmos. De alguma forma, a presença de Davi, combinada com a sua musica serena, fez Saul amar o jovem que lhe trazia alívio. Graças ao dom do pastorzinho, Saul consegui livrar-se da depressão.
O ministério eficaz da música
De algum modo, a música de Davi liberou os sentimentos aprisionados no íntimo desse homem atormentado e depois acalmou o animal selvagem dentro dele.
Deus fez uso do dom da música para colocar Davi na câmara do rei. Este não só sentiu alívio do seu tormento, como encontrou amor em seu coração pelo jovem pastor cuja música comovera sua alma.
Se você gosta de cantigas superficiais e músicas fáceis de cantarolar, então não vai apreciar os salmos, pois eles são para aqueles que decidiram que a música é uma arte que requer disciplina de pensamentos profundos e coração reto diante de Deus. É música para amadurecidos e não uma declaração superficial.
O crente cheio do Espírito tem o coração repleto de musica. Não importa quão bela ou quão triste sua música possa soar. Cante em voz alta para afastar aqueles pensamentos derrotistas que geralmente clamam por atenção. Liberte-se dessa relutância introspectiva. CANTE! Você não está ensaiando para o coral da igreja; está cantando em seu coração para o Senhor seu Deus!
Música suave para um coração endurecido, foi isso que Davi ofereceu a Saul.
Fonte: Davi - Um Homem Segundo o Coração de Deus (Charles Swindoll)
Fonte: Davi - Um Homem Segundo o Coração de Deus (Charles Swindoll)
Nenhum comentário:
Postar um comentário