terça-feira, 3 de março de 2015

O Coração de Deus, o Homem de Deus, os Caminhos de Deus

Eis ai o primeiro post do Projeto Chales Swindoll, Lendo a série Heróis da Fé! Farei aqui algumas ênfases em reflexões que considerei pertinentes em cada capítulo do livro. Espero que leia, considere cada uma delas em seu coração, reflita sobre quem é diante da soberania de Deus.

Davi, a escolha do Senhor

Quando compreendemos quanta coisa é dita sobre Davi nas Escrituras, além do fato de que em duas ocasiões ele é especificamente chamado de "homem segundo coração de Deus", seria possível pensar que ele era um tipo de indivíduo extraordinário, um super-herói.
Mas não quero que fiquem com a ideia errada do motivo pelo qual Deus escolheu Davi. Por que Deus escolhe as pessoas? Que tipo de pessoas Deus escolhe e usa?

Três prioridades para os líderes, servos apontados por Deus

Ele busca homens e mulheres como você e eu, simples indivíduos de carne e osso, mas que reúna as mesma qualidades que encontrou em Davi.
  • Espiritualidade: O que significa ser alguém segundo o coração de Deus? Significa ser uma pessoa cuja vida está em harmonia com o Senhor. O que é importante para Ele é importante para você. Quando ele diz: "vá para a direita", você obedece. Quando Ele diz: "não faça mais isso em sua vida", você não faz. Quando ele diz: "isso é errado e quero que mude", você aceita porque o seu coração se inclina para Deus. Esse é o cristianismo bíblico em sua essência.
Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda Terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele... 2 Crônicas 16.9
Isso significa que não há armários fechados. Nada é varrido para baixo dos tapetes. Significa que quando você age mal, admite isso e imediatamente faz um acordo. Você se entristece com o erro; fica preocupado com as coisas que desagradam ao Senhor. Essa é a verdadeira espiritualidade.

  • Humildade: O menino estava cuidando fielmente das ovelhas do pai. Deus viu humildade; um coração de servo. É como se Deus tivesse dito: - Não me incomodo com toda essa imagem publicitária. mostre-me alguém que tenha caráter e eu lhe darei a imagem de que necessita. Não exijo um determinado temperamento, não me importo se ele tem carisma, não me importo com altura, não me importo com um currículo impressionante. só me importo com o caráter. A pessoa é profundamente sincera do ponto de vista espiritual ou está só fingindo? Ele é um servo?
Quando você tem coração de servo, é humilde; faz o que lhe manda; respeita as autoridades e serve fielmente em silêncio. Deve-se ressaltar que o servo não se importa com quem recebe a glória. Lembre-se disso. O servo tem um grande objetivo: fazer com que a pessoa a quem serve pareça melhor e tenha ainda mais sucesso. O servo não quer que o seu senhor fracasse, nem se importa com quem recebe a glória; deseja apenas cumprir a tarefa.

  • Integridade: Integro é o que você é quando ninguém está olhando; significa que você é completamente honesto. Vivemos hoje num mundo que diz de muitas formas: "basta que cause boa impressão". Você não pode fingir para o Todo Poderoso. Ele não se impressiona com o exterior, mas concentra-se nas qualidades interiores, aquelas coisas que levam tempo e disciplina para cultivar. 

O método divino de treinamento dos servos 


Deus treinou Davi para um papel de liderança. Seu treinamento realizou-se num lugar solitário, obscuro, monótono e real.

  • Deus treinou Davi na solidão. A solidão tem qualidades de cultivo próprias. quem precisa de sons superficiais para sobreviver é porque não tem profundidade. Se você não consegue ficar sozinho consigo mesmo, é porque há conflitos profundos em sua vida íntima. Quando foi a última vez que você ficou sozinho com a natureza e embebeu-se nela - tão sozinho que o som do silêncio parecia ensurdecedor? A solidão foi um dos professores que Deus utilizou no treinamento do jovem Davi para ocupar o trono. 
  • Davi cresceu na obscuridade: Nas exigências implacáveis da obscuridade é construído o caráter. Por mais estranho que pareça, os que aceitam o silêncio da obscuridade, a principio são melhor qualificados para lidar com os aplausos da popularidade. 
  • A monotonia, um dos métodos favoritos de Deus: Apenas horas constantes, iguais, infindáveis de monotonia enquanto você aprende a ser um homem ou mulher de Deus. Quando não há mais ninguém por perto, quando ninguém mais nota, quando ninguém mais nem mesmo se importa. É assim que aprendemos a "reinar". 
  • Realidade: Que tipo de homem era Davi? Golias não era tão espantoso assim. Por que? Porque Davi estivera matando leões e ursos quando não havia ninguém por perto. De algum modo, alimentamos a ideia de que ficar a sós com Deus é irreal, que não faz parte do mundo material. Mas ficar a sós com Deus não significa sentar-se num canto e ficar pensando no infinito, nem isolar-se para descobrir como ser mais responsável e diligente em todas as áreas da sua vida, quer isso signifique lutar com leões e ursos, ou simplesmente obedecer a ordens.   


Duas Lições Duradouras
  • É nas pequenas coisas e nos lugares solitários que provamos ser capazes de grandes coisas.
  • Quando Deus desenvolve nossas qualidades interiores Ele jamais tem pressa. 
Fonte: Davi - Um Homem Segundo o Coração de Deus (Charles Swindoll)

Nenhum comentário:

Postar um comentário