quarta-feira, 18 de março de 2015

Duas Mortes... Um Estudo de Contrastes



O que você acha que os que sobreviverem a você escreverão em seu epitáfio? Que palavras serão usadas no elogio que resumirá a sua vida? 

A morte de Saul: uma tragédia patética
A maior das tragédias é que poderia nunca ter acontecido. A verdade, no entanto, é que ele escolheu o seu caminho. Ele escolheu passo a passo, dia a dia, fazer concessões e viver na desobediência. E é isto que acontece quando permitimos que as concessões e a desobediência invadam silenciosamente a nossa vida, um dia após outro, anulando o nosso testemunho, vivendo na mediocridade, escolhendo o caminho fácil, vivendo como o mundo perdido. 

A morte de Cristo: uma analogia clássica
  • Ao primeiro olhar, poderíamos dizer: o que pode haver de comum entre Saul e Cristo? 
  • A morte de Saul pareceu extinguir toda esperança nacional.
  • Com a morte de Saul a impressão era de que o adversário vencera o último round.
  • A morte de Saul abriu caminho para um plano de ação inteiramente novo e introduziu Davi na linhagem real, que levou finalmente ao messias.
  • A morte de Saul ofereceu a Davi a oportunidade de ser incluído na linha de benção de Deus.
  • A morte de Saul terminou numa era de insatisfação e fracasso.


A princípio, Senhor, eu lhe peço
Para tomar o meu partido
Com o salmista Davi
Fiz um círculo e sublinhei:
"O Senhor é por mim...
Mantém os meus direitos, ó Senhor..
Faz com que eu vença os meus inimigos..."
Mas, apesar de todas as minhas súplicas,
Permaneci envolta em trevas
Até que em completa perturbação gritei:
"Não, não tome partido, Senhor,
Apenas tome o controle."
E de repente amanheceu.

Nossa morte: uma realidade inevitável
Como Saul e seus filhos, todos vamos morrer. Não é possível escapar. Isso significa que em vez de negar a morte, devemos aceitá-la. Mas eis a boa noticia para o cristão: nós , que conhecemos Jesus Cristo, levamos em nosso interior uma alma e espírito renovados. Ele passou a habitar em nós e nos Deus uma nova natureza. Embora nossa estrutura exterior esteja ferida, sofrendo e morrendo, nosso "eu" interior está vivo, aguardando sua habitação com o Senhor.

Fonte: Davi - Um Homem Segundo o Coração de Deus (Charles Swindoll)

Nenhum comentário:

Postar um comentário