segunda-feira, 30 de março de 2015

Amigos na Necessidade



Não é sinal de fraqueza ou necessidade ter um amigo ou precisar de um amigo. Mas é u~m sinal de imaturidade pensar que você não precisa de um amigo.

Um homem quebrantado
  • Pessoalmente estava cheio de culpa.
  • Domesticamente, seu lar estava destruído.
  • Politicamente, Davi perdeu sua autoridade e respeito do povo como líder.
Como um suspiro, sente homem bom sente o espírito quebrado, fraturado. Não só o filho o traiu, como também a sua sensação é de não ter nenhum amigo. Quando as coisas vão mal, não há ninguém para firmar você, sua armadura não resiste, é surpreendente como Deus envia uma árvore protetora. 

Cinco árvores protetoras
O primeiro amigo é Itaí, o geteu. O amigo é assim, ele diz: - Davi, se enforcarem você, vou por o meu pescoço no laço junto ao seu. Se o mundo inteiro se voltar contra você, vou defendê-lo. O admirável é que às vezes quem se aproxima assim é um sujeito de Gate. Alguém que era antes seu inimigo, mas agora é amigo. 
Zadoque e Abiatar, são mais duas árvores que se apresentam para abrigar Davi. Às vezes, quando você estiver em profunda dificuldade, haverá alguns amigos que lhe dirão: - Farei o que você quiser, Conte comigo.; Sem que ninguém fique sabendo coisa  alguma a respeito deles, estarão agindo em seu benefício. 
O terceiro amigo que protege Davi é Husai, o Arquita. Algumas vezes, quando o sofrimento é tão grande que você alcança a última casa, esse abraço cordial, sem palavras, diz tudo que precisa ser dito. Ele está ali. Ali para você. Nenhum sermão. Nada de grandes mensagens de esperança nem versículos da Escritura. Um abraço apertado diz tudo. 
O quarto grupo de árvores que abrigaram Davi foi o seguinte: Sobi, Marquir e Barzilai. No momento em que você está faminto, cansado e sedento, no deserto, é que um amigo o auxilia. Você nem sequer tem de pedir. Mais tarde, depois de uma série horrenda de eventos, Davi recebe a notícia de que o filho rebelde, Absalão, está morto, assassinado. A notícia da morte de Absalão o golpeia inesperadamente e o mundo desaba à sua volta. Absorvido em sua tristeza pessoal no calabouço escuro e vazio, ele não podia aceitar isso. Foi nesse ponto que Joabe entrou e confrontou-o com firmeza. 
A amizade protetora de Joabe, como a de todos os outros que ministraram a ele, havia ajudado a levantar Davi, quando ele quase sucumbira. 

A verdade sobre os amigos verdadeiros
  • Os amigos não são opcionais, eles são essenciais. 
  • Os amigos não são automáticos, precisam ser cultivados.
  • Os amigos não são neutros, eles causam impacto em nossa vida. 
  • As amizades têm diversos níveis, algumas delas desempenham papéis mais significativos do que outras. 
Davi tinha um bosque dessas árvores, para sua benção. E você? Se os tem, está na hora de chamá-los e gozar do seu abrigo. Caso negativo, está na hora de pegar uma enxada e plantar alguns. Você jamais se arrependerá. 

Fonte: Davi - Um Homem Segundo o Coração de Deus (Charles Swindoll)

Nenhum comentário:

Postar um comentário